voltar para o blog

Prótese de Quadril, Joelho.. e Agora??

Publicado por Arcus Life com as tags tratamento , prevencao , palmilhas-posturais , arcus-life , dor-na-coluna , palmilhas , protese-de-quadril , protese-de-joelho , protese-de-pe , dor-lombar Prótese de Quadril, Joelho.. e Agora??

Este vídeo aborda a importância da Avaliação Postural e das Palmilhas Posturais em pessoas que fizeram cirurgias de prótese de membros inferiores (nas pernas) como prótese de quadril, joelho, pés ou qualquer outro tipo.  

Muitos pacientes nos procuram com histórico de cirurgia de prótese, já reabilitados da cirurgia, com melhor qualidade de vida, retomando suas atividades diárias, tendo reestabelecido seu lazer e atividade física, porém, começaram a sentir alguma dor diferente do problema anterior que levou à prótese, em uma região diferente e que está limitando sua qualidade de vida. Por  exemplo, alguém que fez uma cirurgia de quadril, mas que depois de um tempo começa a sentir dor na coluna lombar ou problemas em um dos pés ou joelho, sem histórico de trauma, sem ter machucado começou a sentir dor, limitando novamente suas atividades diárias. Outra queixa muito comum nestes casos é alteração de equilíbrio, sendo a maioria das cirurgias de próteses são feitas em pessoas de mais idade, o que reforça a importância retomada da atividade física o quanto antes, melhorando a autoestima e qualidade de vida, porém, pode persistir uma dificuldade de equilíbrio mesmo após um tempo de tratamento e de exercício, gerando insegurança, medo de cair e isso limita o seu dia a dia, sua qualidade de vida e sua evolução nos exercícios.

Existem três principais fatores ou queixas que essas pessoas nos referem, dor lombar, dor em um dos pés em qualquer região como calcanhar ou frente do pé, bem como o desequilíbrio, podendo ocorrer mais de uma queixa ao mesmo tempo.

Estes casos precisam ser bem avaliados para saber se as Palmilhas Posturais poderão ajudar em suas novas queixas. Na maioria das vezes, o que buscamos nesta avaliação é identificar se após a cirurgia de prótese existe alguma diferença no comprimento dos membro inferiores (Perna curta), fazendo com que o quadril trabalhe inclinado e com rotação, o que pode levar a dor lombar pois a coluna também trabalhará inclinada e rodada. Outra consequência do desequilíbrio de quadril é ter mais peso em uma perna do que na outra, o que pode ocasionar dor em um joelho ou pé, bem como o desequilíbrio e risco de quedas, pois o centro de gravidade fica comprometido e alterado. Tudo isso pode ser identificado na Avaliação Postural e no Exame de Baropodometria, para que possam ser prescritas e fabricadas as Palmilhas Posturais de cada pacíente, específicas para cada pé, específicas para cada caso.

Como o próprio nome diz, as Palmilhas Posturais vão ajudar em todos estes problemas referidos pois trabalham a postura como um todo, tendo como objetivo o equilíbrio de quadril, manter no mesmo nível e sem rotação, causas frequêntes de dor lombar, o que também ajuda na distribuição de peso adequada nas pernas evitando mais peso em uma perna do que na outra, bem como, dores ou consequências em um joelho ou pé em comparação ao outro. Além de atuar no reequilíbrio de quadril, as Palmilhas Posturais também ajudam na controle do centro de gravidade ou ponto de equilíbrio de cada pessoa, minimizando assim os desequilíbrios e riscos de queda.

Melhorando a simetria, equilíbrio postural e centro de gravidade, ajudamos a tratar possíveis quadros de dor lombar, miminizamos a chance de dores em um dos pés ou joelhos por sobrecarga, proporcionamos mais segurança ao caminhar, desenvolver as atividades diárias e atividade física, favorecendo a busca e evolução em qualidade de vida e saúde.

Deixe seu comentário