voltar para o blog

O que é o Exame de Baropodometria?

Publicado por Arcus Life com as tags saude , tratamento , prevencao , tecnologia , palmilhas-posturais , arcus-life , corrida , esporte , lombalgia , dor-na-coluna , qualidade-de-vida O que é o Exame de Baropodometria?

Entenda o Conceito Básico da Plataforma de Baropodometria Computadorizada!
O Baropodômetro é uma plataforma de exame digital, com mais de 4.000 sensores de pressão e um software que interpreta e nos mostra estes dados. Possibilita avaliação detalhada das distribuições de peso nas pernas e pés, bem como, sua correlação com a postura, detalhando informações como centro de gravidade, oscilação do equilíbrio e rotação de quadril.


Neste vídeo podemos entender o conceito do nome Baropodometria, que vem de "Baro"(Pressão), "Podo"(Pé) e "Metria"(Mensuração), portanto, significa a mensuração das pressões nos pés. Podemos observar no exame os contornos e os arcos dos pés, a "bolinha branca" do lado direito representa o quadril do lado direito (Ilíaco direito), a "bolinha branca" a esquerda representa o quadril do lado esquerdo (Ilíaco esquerdo) e a "bolinha branca" central representa o centro de gravidade ou ponto de equilíbrio.


Nas distribuições de peso das pernas, temos como referência ideal o apoio de 50% de peso em perna direita e 50% de peso em perna esquerda, e quando analisamos a distribuição de peso nos calcanhares e na frente dos pés, temos como referência ideal 60% na região posterior (calcanhares) e 40% na região anterior dos pés, pois o centro de gravidade (ponto de equilíbrio) deve estar mais próximo dos maléolos (ossos do tornozelo) e não no meio do pé. O centro de gravidade reflete o posicionamento do nosso corpo, e para que fique bem centralizado e equilibrado, devemos ter maior pressão nos calcanhares e menor pressão na frente dos pés.

Com este recurso podemos tratar problemas que tenham origem postural, identificando, corrigindo ou minimizando as causas que influenciam no problema diariamente. Também auxilia outros recursos de tratamento e previne que ocorra outras patologias devido a compensação postural que o problema inicial pode gerar. Desta forma, fica clara a utilização desta tecnologia como auxílio no tratamento e na prevenção de problemas que ainda não apresentam sinais ou sintomas.

Em caso de dúvidas ou sugestões entre em contato conosco! Ficaremos à disposição!

Equipe Arucs Life.

Deixe seu comentário